Apresentação minicurso Saúde da Pessoa LGBTQIAPN+


Olá para todes que estão lendo esse material e sejam bem-vindos (as) ao Curso SAÚDE DA PESSOA LGBTQIAPN+
Aqui abordaremos os conceitos de Saúde LGBTQIAPN+, perpassando pelas definições da sigla que definem cada parte da população, tentando propor métodos de acolhimento dessa população dentro da Atenção Primária. Além disso, discutiremos sobre as principais demandas em saúde da população LGBTQIAPN+, trazendo especificidades de cada uma delas e por fim, falaremos um pouco sobre violência contra população LGBTQIAPN+, conhecida como homofobia ou LGBTfobia.

Por convenção, quem ler o texto notará que todas as inclusões e generalizações serão escritas no feminino (ela/dela), diferente do que a língua portuguesa prega e aplica.

Explicamos aqui que isso será realizado não de forma a excluir as identidades masculinas, mas sim para incluir e dar visibilidade às identidades femininas, que por tanto tempo são invisibilizadas na escrita e na prática.

O uso da linguagem neutra (ou linguagem sem gênero definido) no Brasil ainda é muito complexo, pois nossa língua traz bastante binarismo dentro da escrita e fala, além de ser pouco acessível à pessoas que não tem a leitura como forma de comunicação (como pessoas com deficiência visual, por exemplo).

Boa leitura!
Um forte abraço! Equipe A CASA

Começar agora mesmo!